Muitos jogadores e narradores de RPG já devem ter se perguntado qual o
propósito de comprar e narrar uma aventura pronta...
Eu costumo muito comprar, ler e narrar aventuras prontas. Quais motivos
me levam a fazer isso? Inúmeros!
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Aventuras prontas são sempre bem-vindas!!! |
Tentarei explicar alguns pontos que defenderão o uso de aventuras
prontas no seu grupo de RPG.
1 - O título do post já diz: ela
está pronta! Muitas vezes o narrador tem dificuldades de arranjar tempo para
montar toda uma trama, criar mapas, nomes, npcs, ver estatísticas de inimigos,
definir loot... As aventuras prontas são muito práticas neste sentido. Você
pega o texto, lê e, com um mínimo de anotações adicionais, sai narrando para um
grupo. Qualquer pessoa tem o direito de poder ficar “sem idéias” por um
tempo... e isso para um narrador pode ser resolvido com uma aventura pronta.
2 – A facilidade de se adaptar a regras e sistemas.
Com uma aventura
pronta, um narrador pode se dedicar mais em explicar ao grupo sobre o sistema,
ler sobre novas regras e assim perder “menos tempo” montando a história. Isso
tanto é verdade que a maioria dos livros básicos “iniciais” de RPG ou “Basic
Sets” incluem uma aventura... ela ajuda a ambientar tudo: cenário e regras e ainda
facilitar muito a compreensão para um grupo inexperiente em determinado novo
sistema ou para alguém que esteja começando a narrar.
3 – Uma aventura, antes de ir para uma gráfica, passa por revisões com
vários profissionais, jogadores e narradores de RPG. Simplesmente não é
qualquer “historinha boba” que vira um material oficial de uma editora.
Portanto, ler aventuras prontas dá muitas ideias para narradores e players. Por
vezes se veem explicações de cenários e tramas sórdidas que te instigam a criar
suas próprias histórias. Muitas aventuras “clássicas” mudaram o rumo das
narrativas e suplementos de sistemas de RPG. Um exemplo clássico disso é o
cenário de Ravenloft que foi totalmente originado de uma aventura.
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Prop de The Chained Coffin para DCC RPG |
4 – Os “props”. Ah, os props...
Muitas aventuras possuem muito material
bacana pra ser usado. Esses materiais vão desde fichas de personagens e
monstros, mapas, moedas, cartas de tesouro e até mesmo materiais que auxiliam a
narrativa como desenhos, manuscritos, fofocas,... Isso enriquece muito a
ambientação do jogo e torna tudo mais divertido. Neste quesito eu cito as
aventuras prontas de Dungeon Crawl Classics (DCC)... elas são maravilhosas (e a
Goodman Games tem para vários sistemas diferentes, inclusive para 4ª edição de
D&D!!!)...
Muitos mapas desenhados a mão de forma fantástica e inspiradora,
muitos “handouts” (desenhos / ilustrações) que podem ser utilizados para ajudar
na narrativa e enriquecer o jogo e muitas idéias boas que podem ser adaptadas a
outros sistemas (e tudo no melhor clima Old-School de 1970 com muito rock and
roll!!!).
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Horror On The Orient Express |
5 – Outro ponto importante é a possibilidade de metamorfose dessas
aventuras... Como assim? Simples: você pega uma aventura pronta e muda o
sistema ou o cenário ou até mesmo a proposta e tudo fica readaptável... mais parecido
com a sua própria vontade... você gostou da aventura mas achou o vilão meio
bisonho.... transforma ele em algo memorável! Simples assim. Eu já fiz isso
algumas vezes... já adaptei aventuras de Star Wars para serem jogadas em
D&D, aventuras de D&D para serem jogadas em Shadowrun e por aí vai...
Em vez de naves, coloque carroças! Em vez de um vampiro em uma cripta, coloque
um cyberterrorista viciado em realidade virtual que vive nos esgotos. Dessa
forma as aventuras podem ser customizadas e reaproveitadas diversas e diversas
vezes...
6 – Ok, você tem uma excelente campanha com personagens muito bem
elaborados... mas o próximo desafio da sua campanha exige que eles estejam um
pouco mais “experientes”... que tal usar uma aventura pronta como “filler” pra
sua campanha? Usá-la para ligar dois pontos críticos de sua história. Simples
assim...
Bom, estes são apenas uns poucos motivos pra se usar uma aventura pronta na sua mesa de jogo. Espero que tenha ajudado.
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