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No Dungeon Crawl Classics Role-Playing Game (DCC
RPG), ao se criar um personagem jogador, sorteia-se uma única profissão para o
mesmo (ou se pode escolher, se for do agrado do Juiz). Além de profissão, este
sorteio também define a raça do personagem.
Por ser um sistema OSR e buscar ser simples, não
existe individualização de perícias tal qual existe nas versões mais modernas
de Dungeons & Dragons, no Pathfinder ou no GURPS.
Quando se vai realizar uma tarefa que exija um
teste, o fato de conhecer aquela área com mais ou menos conhecimento determina
o dado a ser jogado pelo Jogador, além de poder haver alguns bônus maiores para
quanto mais relacionada com o contexto do personagem for a tarefa. Segundo as
regras oficiais, personagens que tenham afinidade na área (por exemplo uma
profissão) relacionada ao teste faz uma jogada de perícia “com treino”, jogando
1d20 para definir o resultado (somando-se modificadores de atributos e bônus
circunstanciais). Exemplo: um armeiro quer forjar uma espada, ele jogará 1d20 e
somará os modificadores de atributos pertinentes.
Caso o personagem tenha uma profissão que não tenha
afinidade com o teste a ser realizado, ele fará um teste de perícia “sem
treino”, jogando 1d10 ao invés de 1d20. Se por algum acaso houver alguma
relação mais distante com o restante do contexto do personagem, ele ganhará um
bônus circunstancial de +2 no teste.
Ter uma profissão significa ser treinado naquela
área, podendo jogar as perícias relacionadas usando dados melhores, o que
aumenta a chance de sucesso.
Na minha mesa de jogo surgiu a hipótese de os
jogadores pagarem tutores entre as aventuras para conseguirem uma profissão
nova. Algo semelhante a um treinamento, o que ampliaria as possibilidades de
jogo para eles.
Achei interessante a idéia e resolvi bolar uma
tabela de custos de treinamento para um personagem para cada tipo de profissão
(afinal, o gasto em ser um caligrafista é diferente do gasto de ser um
mateiro).
Esse custo descrito eu coloquei como sendo semanal.
O treinamento completo exige tempos variados em semanas, mas pode ser dividido
em períodos de 1 semana (para facilitar no “entre aventuras”), considerando
pelo menos um turno de trabalho por dia.
Embasei-me em produtos antigos de D&D e tentei
adaptar para DCC RPG conforme tabela abaixo. Peguei apenas as profissões que
talvez sejam de maior interesse pros personagens (outras podem ser inventadas
conforme o grupo e Juiz).
Profissão
|
Custo Semanal
|
Nº de
Semanas
|
Dificuldade
de achar um tutor
|
Açougueiro
|
3 po 5
pp
|
4
|
Fácil
|
Alquimista
|
35 po
|
16
|
Muito
Difícil*
|
Apicultor
|
14 po
|
4
|
Média
|
Apotecário
/ Farmaceuta
|
25 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Armeiro
(Armaduras)
|
14 po
|
12
|
Fácil
|
Armeiro
(Armas)
|
14 po
|
12
|
Fácil
|
Artesão
|
7 po
|
4
|
Fácil
|
Artista
de Rua
|
3 po 5
pp
|
4
|
Fácil
|
Astrólogo
|
21 po
|
8
|
Média
|
Barbeiro
|
7 po
|
4
|
Fácil
|
Caçador
|
14 po
|
8
|
Média
|
Carroceiro
|
14 po
|
8
|
Média
|
Cartomante
/ Adivinho
|
14 po
|
12
|
Difícil
|
Conselheiro
/ Advogado
|
21 po
|
8
|
Média
|
Costureiro
|
3 po 5
pp
|
8
|
Média
|
Coureiro
|
14 po
|
12
|
Média
|
Coveiro
|
3 po 5
pp
|
4
|
Fácil
|
Cozinheiro
|
3 po 5
pp
|
8
|
Fácil
|
Criador
de Cogumelos
|
14 po
|
12
|
Difícil
|
Curandeiro
|
21 po
|
16
|
Média
|
Engenheiro
|
14 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Escriba
|
7 po
|
8
|
Fácil
|
Geógrafo
/ Cartógrafo
|
14 po
|
12
|
Difícil
|
Fabricante
de Arcos e Flechas
|
14 po
|
12
|
Média
|
Fabricante
de Armadilhas
|
21 po
|
12
|
Difícil*
|
Fabricante
de Cordas
|
7 po
|
8
|
Média
|
Fabricante
de Fechaduras
|
21 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Fabricante
de Relógios
|
21 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Fabricante
de Venenos
|
35 po
|
16
|
Muito
Difícil*
|
Falcoeiro
|
35 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Fazedor
de Baú
|
7 po
|
4
|
Fácil
|
Fazendeiro
(por tipo)
|
3 po 5
pp
|
8
|
Fácil
|
Ferreiro
|
7 po
|
12
|
Fácil
|
Herbalista
|
35 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Historiador
|
14 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Jardineiro
|
3 po 5
pp
|
4
|
Fácil
|
Joalheiro
|
21 po
|
12
|
Média
|
Lenhador
|
3 po 5
pp
|
4
|
Fácil
|
Matemático
/ Contador
|
14 po
|
12
|
Difícil
|
Marinheiro
/ Navegador
|
14 po
|
12
|
Média
|
Mercador
/ Comerciante
|
7 po
|
8
|
Fácil
|
Minerador
|
7 po
|
8
|
Fácil
|
Padeiro
/ Moleiro
|
3 po 5
pp
|
8
|
Fácil
|
Pároco /
Sacerdote / Vigário
|
3 po 5
pp
|
12
|
Média*
|
Pastor
(por tipo)
|
3 po 5
pp
|
8
|
Fácil
|
Pedreiro
|
3 po 5
pp
|
8
|
Fácil
|
Queijeiro
|
3 po 5
pp
|
8
|
Fácil
|
Sapateiro
|
7 po
|
8
|
Média
|
Tanoeiro
|
3 po 5
pp
|
8
|
Média
|
Tecelão
|
7 po
|
8
|
Fácil
|
Tintureiro
|
7 po
|
4
|
Fácil
|
Treinador
de Animais
|
21 po
|
16
|
Muito
Difícil
|
Vidreiro
|
21 po
|
12
|
Média
|
Xamã
|
35 po
|
16
|
Muito
Difícil*
|
*Talvez o tutor
cobre um favor especial além do gasto com o treinamento.
|
O fator tempo é importante para servir como um
fator limitante para a quantidade de profissões. Como regra geral, eu também
costumo limitar o número de profissões de cada personagem ao máximo de seu
nível mais a profissão inicial (por exemplo um personagem de nível 3 poderia
ter até 3 profissões além da profissão inicial).
Interessante salientar que a dificuldade de achar
um tutor pode variar conforme o tamanho e população de um determinado local.
Por exemplo: em uma comunidade grande de anões é mais fácil encontrar armeiros,
mineradores e ferreiros do que em uma vila élfica. A dificuldade para achar um
tutor/mestre/professor (sugiro um teste de Personalidade ou Sorte), pensando-se
em uma cidade média de população mista, seria: Fácil: 5; Média: 10; Difícil:
15; Muito Difícil: 20. Quanto maior ou menor a cidade, coloca-se um bônus ou
redutor no teste de +/-2 para cada categoria de tamanho. Com relação ao tipo
populacional, se alguma profissão for mais rara ou mais comum entre determinado
tipo racial, sugiro dar um bônus ou redutor de +/-5 adicional para tal procura.
Além dos custos propostos para tal treinamento, o
Juiz pode exigir um teste de atributos a cada semana treinada a fim de ver se o
personagem realmente aprendeu ou não aquele ofício.
Enfim, exponho estas house rules a fim de ver se
ajudam aos demais fãs do sistema.
Sinta-se a vontade para modificar e usar estas
regras como quiser.
Obrigado,
Nuhuine Shadowmage
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