segunda-feira, 25 de julho de 2016

ADQUIRINDO NOVAS PROFISSÕES – uma sugestão para DCC RPG


For english version of this topic / Para versão em inglês deste tópico:
No Dungeon Crawl Classics Role-Playing Game (DCC RPG), ao se criar um personagem jogador, sorteia-se uma única profissão para o mesmo (ou se pode escolher, se for do agrado do Juiz). Além de profissão, este sorteio também define a raça do personagem.
Por ser um sistema OSR e buscar ser simples, não existe individualização de perícias tal qual existe nas versões mais modernas de Dungeons & Dragons, no Pathfinder ou no GURPS.
Quando se vai realizar uma tarefa que exija um teste, o fato de conhecer aquela área com mais ou menos conhecimento determina o dado a ser jogado pelo Jogador, além de poder haver alguns bônus maiores para quanto mais relacionada com o contexto do personagem for a tarefa. Segundo as regras oficiais, personagens que tenham afinidade na área (por exemplo uma profissão) relacionada ao teste faz uma jogada de perícia “com treino”, jogando 1d20 para definir o resultado (somando-se modificadores de atributos e bônus circunstanciais). Exemplo: um armeiro quer forjar uma espada, ele jogará 1d20 e somará os modificadores de atributos pertinentes.
Caso o personagem tenha uma profissão que não tenha afinidade com o teste a ser realizado, ele fará um teste de perícia “sem treino”, jogando 1d10 ao invés de 1d20. Se por algum acaso houver alguma relação mais distante com o restante do contexto do personagem, ele ganhará um bônus circunstancial de +2 no teste.
Ter uma profissão significa ser treinado naquela área, podendo jogar as perícias relacionadas usando dados melhores, o que aumenta a chance de sucesso.
Na minha mesa de jogo surgiu a hipótese de os jogadores pagarem tutores entre as aventuras para conseguirem uma profissão nova. Algo semelhante a um treinamento, o que ampliaria as possibilidades de jogo para eles.
Achei interessante a idéia e resolvi bolar uma tabela de custos de treinamento para um personagem para cada tipo de profissão (afinal, o gasto em ser um caligrafista é diferente do gasto de ser um mateiro).
Esse custo descrito eu coloquei como sendo semanal. O treinamento completo exige tempos variados em semanas, mas pode ser dividido em períodos de 1 semana (para facilitar no “entre aventuras”), considerando pelo menos um turno de trabalho por dia.
Embasei-me em produtos antigos de D&D e tentei adaptar para DCC RPG conforme tabela abaixo. Peguei apenas as profissões que talvez sejam de maior interesse pros personagens (outras podem ser inventadas conforme o grupo e Juiz).

Profissão
Custo Semanal
Nº de Semanas
Dificuldade de achar um tutor
Açougueiro
3 po 5 pp
4
Fácil
Alquimista
35 po
16
Muito Difícil*
Apicultor
14 po
4
Média
Apotecário / Farmaceuta
25 po
16
Muito Difícil
Armeiro (Armaduras)
14 po
12
Fácil
Armeiro (Armas)
14 po
12
Fácil
Artesão
7 po
4
Fácil
Artista de Rua
3 po 5 pp
4
Fácil
Astrólogo
21 po
8
Média
Barbeiro
7 po
4
Fácil
Caçador
14 po
8
Média
Carroceiro
14 po
8
Média
Cartomante / Adivinho
14 po
12
Difícil
Conselheiro / Advogado
21 po
8
Média
Costureiro
3 po 5 pp
8
Média
Coureiro
14 po
12
Média
Coveiro
3 po 5 pp
4
Fácil
Cozinheiro
3 po 5 pp
8
Fácil
Criador de Cogumelos
14 po
12
Difícil
Curandeiro
21 po
16
Média
Engenheiro
14 po
16
Muito Difícil
Escriba
7 po
8
Fácil
Geógrafo / Cartógrafo
14 po
12
Difícil
Fabricante de Arcos e Flechas
14 po
12
Média
Fabricante de Armadilhas
21 po
12
Difícil*
Fabricante de Cordas
7 po
8
Média
Fabricante de Fechaduras
21 po
16
Muito Difícil
Fabricante de Relógios
21 po
16
Muito Difícil
Fabricante de Venenos
35 po
16
Muito Difícil*
Falcoeiro
35 po
16
Muito Difícil
Fazedor de Baú
7 po
4
Fácil
Fazendeiro (por tipo)
3 po 5 pp
8
Fácil
Ferreiro
7 po
12
Fácil
Herbalista
35 po
16
Muito Difícil
Historiador
14 po
16
Muito Difícil
Jardineiro
3 po 5 pp
4
Fácil
Joalheiro
21 po
12
Média
Lenhador
3 po 5 pp
4
Fácil
Matemático / Contador
14 po
12
Difícil
Marinheiro / Navegador
14 po
12
Média
Mercador / Comerciante
7 po
8
Fácil
Minerador
7 po
8
Fácil
Padeiro / Moleiro
3 po 5 pp
8
Fácil
Pároco / Sacerdote / Vigário
3 po 5 pp
12
Média*
Pastor (por tipo)
3 po 5 pp
8
Fácil
Pedreiro
3 po 5 pp
8
Fácil
Queijeiro
3 po 5 pp
8
Fácil
Sapateiro
7 po
8
Média
Tanoeiro
3 po 5 pp
8
Média
Tecelão
7 po
8
Fácil
Tintureiro
7 po
4
Fácil
Treinador de Animais
21 po
16
Muito Difícil
Vidreiro
21 po
12
Média
Xamã
35 po
16
Muito Difícil*
*Talvez o tutor cobre um favor especial além do gasto com o treinamento.

O fator tempo é importante para servir como um fator limitante para a quantidade de profissões. Como regra geral, eu também costumo limitar o número de profissões de cada personagem ao máximo de seu nível mais a profissão inicial (por exemplo um personagem de nível 3 poderia ter até 3 profissões além da profissão inicial).
Interessante salientar que a dificuldade de achar um tutor pode variar conforme o tamanho e população de um determinado local. Por exemplo: em uma comunidade grande de anões é mais fácil encontrar armeiros, mineradores e ferreiros do que em uma vila élfica. A dificuldade para achar um tutor/mestre/professor (sugiro um teste de Personalidade ou Sorte), pensando-se em uma cidade média de população mista, seria: Fácil: 5; Média: 10; Difícil: 15; Muito Difícil: 20. Quanto maior ou menor a cidade, coloca-se um bônus ou redutor no teste de +/-2 para cada categoria de tamanho. Com relação ao tipo populacional, se alguma profissão for mais rara ou mais comum entre determinado tipo racial, sugiro dar um bônus ou redutor de +/-5 adicional para tal procura.
Além dos custos propostos para tal treinamento, o Juiz pode exigir um teste de atributos a cada semana treinada a fim de ver se o personagem realmente aprendeu ou não aquele ofício.
Enfim, exponho estas house rules a fim de ver se ajudam aos demais fãs do sistema.
Sinta-se a vontade para modificar e usar estas regras como quiser.
Obrigado,

Nuhuine Shadowmage

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