Bom, ganhei este jogo da minha esposa como presente de aniversário. Já havia jogado uma vez antes e tinha gostado muito. A Galápagos tem produzido muitos jogos bons e interessantes ultimamente, e esse é um dos jogos mais bacanas que conheço.
Não necessita de dados. As suas jogadas são apenas com cartas. Ele suporta de 2 a 7 jogadores, sendo o ideal, ao meu ver, entre 3-5 jogadores (pois daí a estratégia pesa um pouco mais).
É um jogo de construção/evolução com cartas. E é extremamente simples e bem
divertido!
Cada jogador controla uma cidade das 7 maravilhas. Essa decisão pode
ser aleatória ou por escolha (se assim todos estiverem de acordo).
Ao se decidir a cidade, você ganha um pequeno “tabuleiro” da cidade,
onde mostra o recurso que a cidade produz e as benéfices que sua maravilha dá a
cada estágio de construção.
Após isso, distribui-se as cartas da 1ª era de evolução pra cada
jogador. O jogo decorre em 3 eras, havendo um deck de cartas para cada era (a
primeira era é mais “geradora de recursos”, a terceira era é mais “de
construções complexas e de ciências”, a segunda era é um misto de ambas). São 7
cartas de cada era para cada um. Além disso, cada jogador ganha moedas (pra
usar pagando custos das cartas que se baixa no seu tabuleiro ou comprando
recursos dos seus vizinhos).
Existem cartas de recurso “bruto”, de recurso “manufaturado”, de
ciência/tecnologia, de construções públicas, de comércio, de construções
militares e de guildas.
Cada carta de recurso (bruto ou manufaturado) dá a sua cidade a
condição de produzir aquele respectivo recurso.
As cartas de ciência vão se acumulando para no final do jogo fazer “sequências”
de símbolos que podem dar mais pontos de vitória.
As cartas de construção pública dão pontos de vitória para serem
somados no final do jogo.
As cartas de comércio dão bônus no comércio com seus vizinhos, ou geram
moedas e pontos de vitória dependendo das suas outras construções.
As cartas de construção militar dão pontos de combate para serem usados
a cada final de era. São como a força de seu exército.
As cartas de guilda são geradoras de pontos de vitória dependente
também dos seus upgrades e dos upgrades de seus vizinhos.
Na rodada, cada jogador coloca uma carta de sua escolha com a face para
baixo. Depois que todos baixam as cartas, revela-se a construção realizada por
cada um e paga-se os respectivos custos para construir aquela “edificação”.
Depois que terminou a rodada, você passa suas cartas restantes para o jogador
ao lado e assim por diante (sua “mão” sempre vai “mudar”).
Se você não pode ou não quer baixar a carta (dica: é sempre bom baixar
cartas) você pode descartá-la e ganhar moedas por isso.
Além disso, você pode colocar uma carta sem revelá-la para melhorar em
uma etapa a construção de sua maravilha (desde que consiga pagar os custos para
tal). Quanto mais evoluída a maravilha, mais benefícios e mais pontos de
vitória você ganha.
Na sexta rodada de cada era, você realizará sua 6ª jogada e descartará a última
carta. Assim terminará aquela era.
Ao final de cada era, você compara seus exércitos com os exércitos de
seus vizinhos e ganha pontos de vitória ou derrota para cada um deles.
Após as 3 eras terminarem, você conta a quantidade de pontos de vitória
de cada um e ganha aquele que tem mais pontos.
A rejogabilidade é alta pois cada cidade possui pontos fortes e fracos,
além de possui duas faces no tabuleiro, cada uma com vantagens diferentes
dependendo da evolução dela.
7Wonders
Tipo de jogo: boardgame competitivo de evolução
Temática: evoluir cidades da antiguidade e suas maravilhas
Número de jogadores: 2 a 7 (8 com expansão) (ideal: 3-5)
Tempo de cada partida: rápido: 30-40 minutos
Diversão: 8
Rejogabilidade: 8
Estratégia: 8
Influência da Sorte: 5
Arte: 8
Complexidade: 6
Ao meu ver este é um excelente jogo. É um “must have” se você gosta de
jogos estilo “Civilization” para mídia digital ou de história antiga, hehehe.
Agradeço a minha esposa por um presente tão “maravilhoso”, hehehe.
E aí galera, topam uma jogatina?
Eu quero jogar! ;-_)
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