quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Aventuras Prontas - Por que usá-las?

Muitos jogadores e narradores de RPG já devem ter se perguntado qual o propósito de comprar e narrar uma aventura pronta...
Eu costumo muito comprar, ler e narrar aventuras prontas. Quais motivos me levam a fazer isso? Inúmeros!
Aventuras prontas são sempre bem-vindas!!!
Tentarei explicar alguns pontos que defenderão o uso de aventuras prontas no seu grupo de RPG.

1 - O título do post já diz: ela está pronta! Muitas vezes o narrador tem dificuldades de arranjar tempo para montar toda uma trama, criar mapas, nomes, npcs, ver estatísticas de inimigos, definir loot... As aventuras prontas são muito práticas neste sentido. Você pega o texto, lê e, com um mínimo de anotações adicionais, sai narrando para um grupo. Qualquer pessoa tem o direito de poder ficar “sem idéias” por um tempo... e isso para um narrador pode ser resolvido com uma aventura pronta.

2 – A facilidade de se adaptar a regras e sistemas.
Com uma aventura pronta, um narrador pode se dedicar mais em explicar ao grupo sobre o sistema, ler sobre novas regras e assim perder “menos tempo” montando a história. Isso tanto é verdade que a maioria dos livros básicos “iniciais” de RPG ou “Basic Sets” incluem uma aventura... ela ajuda a ambientar tudo: cenário e regras e ainda facilitar muito a compreensão para um grupo inexperiente em determinado novo sistema ou para alguém que esteja começando a narrar.

3 – Uma aventura, antes de ir para uma gráfica, passa por revisões com vários profissionais, jogadores e narradores de RPG. Simplesmente não é qualquer “historinha boba” que vira um material oficial de uma editora. Portanto, ler aventuras prontas dá muitas ideias para narradores e players. Por vezes se veem explicações de cenários e tramas sórdidas que te instigam a criar suas próprias histórias. Muitas aventuras “clássicas” mudaram o rumo das narrativas e suplementos de sistemas de RPG. Um exemplo clássico disso é o cenário de Ravenloft que foi totalmente originado de uma aventura.

Prop de The Chained Coffin para DCC RPG
4 – Os “props”. Ah, os props... 
Muitas aventuras possuem muito material bacana pra ser usado. Esses materiais vão desde fichas de personagens e monstros, mapas, moedas, cartas de tesouro e até mesmo materiais que auxiliam a narrativa como desenhos, manuscritos, fofocas,... Isso enriquece muito a ambientação do jogo e torna tudo mais divertido. Neste quesito eu cito as aventuras prontas de Dungeon Crawl Classics (DCC)... elas são maravilhosas (e a Goodman Games tem para vários sistemas diferentes, inclusive para 4ª edição de D&D!!!)... 
Muitos mapas desenhados a mão de forma fantástica e inspiradora, muitos “handouts” (desenhos / ilustrações) que podem ser utilizados para ajudar na narrativa e enriquecer o jogo e muitas idéias boas que podem ser adaptadas a outros sistemas (e tudo no melhor clima Old-School de 1970 com muito rock and roll!!!).


Horror On The Orient Express



Outro sistema/cenário que costumo citar é o Chamado de Cthulhu, onde você encontra muita coisa boa para narrativas em um ambiente mais moderno, como fotos, documentos timbrados, entre outros... neste caso, cito o exemplo do suplemento/aventura: Horror On The Orient Express... onde é descrita toda a ambientação do famoso trem, desde a planta dos vagões até os tíquetes de passagem...

5 – Outro ponto importante é a possibilidade de metamorfose dessas aventuras... Como assim? Simples: você pega uma aventura pronta e muda o sistema ou o cenário ou até mesmo a proposta e tudo fica readaptável... mais parecido com a sua própria vontade... você gostou da aventura mas achou o vilão meio bisonho.... transforma ele em algo memorável! Simples assim. Eu já fiz isso algumas vezes... já adaptei aventuras de Star Wars para serem jogadas em D&D, aventuras de D&D para serem jogadas em Shadowrun e por aí vai... Em vez de naves, coloque carroças! Em vez de um vampiro em uma cripta, coloque um cyberterrorista viciado em realidade virtual que vive nos esgotos. Dessa forma as aventuras podem ser customizadas e reaproveitadas diversas e diversas vezes...

6 – Ok, você tem uma excelente campanha com personagens muito bem elaborados... mas o próximo desafio da sua campanha exige que eles estejam um pouco mais “experientes”... que tal usar uma aventura pronta como “filler” pra sua campanha? Usá-la para ligar dois pontos críticos de sua história. Simples assim...

Bom, estes são apenas uns poucos motivos pra se usar uma aventura pronta na sua mesa de jogo. Espero que tenha ajudado.

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