domingo, 26 de outubro de 2014

Clube de Hobby - tradição antiga agora em fase de renovação

Escrevo esta postagem pois vejo um número cada vez maior de pessoas que se juntam e montam clubes relacionados ao seu Hobby favorito.
Esses clubes já existem há décadas no exterior, e começaram muito fortemente com os strategy games, como Warhammer, Warhammer 40k, Chainmail, entre outros... E hoje em dia, encontra-se clubes de qualquer tipo de hobby, inclusive no Brasil. De miniaturas, cardgames, boardgames, rpgs, gibis/hq... e esses locais tem surgido com mais freqüência e com mais força nos últimos tempos.
Quais as vantagens de estar em um clube destes?
A vantagem de qualquer um desses clubes é em primeiro lugar colocar pessoas com interesses semelhantes em contato umas com as outras, gerando assim uma troca de ideias e sugestões entre aficcionados/fãs por um tema específico.
Grande parte dos clubes de RPG/boardgames proporcionam um local para jogos, com mesas e por vezes algum material adicional: papéis, dados, grids... Imagina só: você monta todo aquele cenário para jogar uma partida de Warhammer 40k e após umas 4 horas de jogo você percebe que tem que desmontar tudo pois tem que arrumar a mesa pro jantar ou a sua bancada para seus estudos... pois bem, dependendo do clube, você não precisa fazer tudo isso... dependendo, o cenário pode ficar montado até a conclusão das partidas...
Além disso, muitos desses grupos possuem um acervo de jogos ou livros que podem ser emprestados para uso no local ou até mesmo para serem levados para casa, como se fosse uma biblioteca.
Por vezes é possível saber de lançamentos, novidades e até mesmo se inscrever em campeonatos, excursões e encontros nesses clubes.

Muitos clubes fornecem serviços adicionais, como compras coletivas (quanto maior o número de pessoas que participarem, mais barato sai o produto para cada), suporte de regras (alguém explica as regras para o sistema/jogo), servem como endereço para recebimento de encomendas, fornecem produtos alimentíceos (salgadinhos, refri, água,...) para consumo durante o jogo... ou seja: você chega, reúne a galera, arranja uma mesa e joga... sem precisar se preocupar com mais nada.
Sem contar nas promoções de eventos: “tarde do RPG”, “noite do preview do jogo XXXX”...
Claro que manter um clube destes exige um custo mensal e por isso, os clubes geralmente cobram um valor de mensalidade que varia também com a quantidade de associados e com a qualidade e variedade dos recursos oferecidos. Alguns locais oferecem a possibilidade de você levar algum amigo junto para jogar, às vezes sendo cobrada uma pequena taxa adicional...

Aqui em Porto Alegre (plano existencial onde este mago reside) há o Lends Club (do qual sou sócio)... por um valor razoável você tem a maioria dos benefícios descritos acima no meu texto, mas o principal é fazer novas amizades, conhecer jogos novos antes de pensar em comprar (ainda mais se for um colecionador como eu), participar de diversas mesas diferentes de jogos e de jogadores... ali, até mesmo um outro grupo de RPG estou frequentando, com jogos regulares e tudo o mais... bom, só com os descontos concedidos pelo grupo nas pré-vendas de jogos eu já tirei mais do que o valor da mensalidade...

Link da Lends no facebook: LENDS CLUB

Na minha opinião, os clubes surgiram para ficar... um local seguro e cheio de vantagens para espalhar pelos 4 cantos a bandeira do seu hobby, além de conseguir aliados nessa jornada pelo seus interesses...

E você, já pensou em participar ou participa de algum clube? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário